Sobre o Laboratório

O Laboratório de Toxicologia Celular fica localizado no Setor de Ciências Biológicas, no campus Centro Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná. Foi criado em 1997 numa época em que os recursos para a criação de uma nova linha de pesquisa eram escassos. Foi concebido e organizado pelos professores Ciro Alberto de Oliveira Ribeiro e Marco Antonio Ferreira Randi, em dois espaços: um laboratório de bioensaios e um laboratório de preparação e análise de amostras.

As primeiras melhorias na estrutura dos laboratórios vieram de um trabalho de consultoria efetuado pelo Grupo de Pesquisa AQUATOXI, criado naquela época, para uma empresa norte-americana subsidiária da Petrobrás.

Nos primeiros anos o Laboratório de Toxicologia teve o apoio de colaborações científicas internacionais, pois a escassez de editais de financiamento no Brasil limitavam a aprovação de projetos. Naqueles anos, a política para ciência e tecnologia favorecia quase que exclusivamente os laboratórios já consolidados. Assim, com o apoio principalmente do Laboratório de Toxicologia Marinha do Institut des Sciences de la Mer da Université du Québec à Rimouski – Canadá, através do Dr. Émilien Pelletier, os primeiros passos foram dados rumo ao que é hoje o Laboratório de Toxicologia Celular.

Desde aquele período até hoje o laboratório expandiu tanto em infraestrutura e experiência como em conhecimento na área de ecotoxicologia, toxicologia ambiental e mecanismos celulares e moleculares de resposta ao estresse químico.

Hoje é um laboratório de referência na área de Toxicologia Celular, do qual participam 5 professores doutores do Departamento de Biologia Celular. O laboratório conta hoje com o trabalho de vários doutorandos, mestrandos e estagiários de iniciação científica, além de vários pesquisadores colaboradores pós-doutorandos e parcerias com diversos grupos nacionais e internacionais.